sábado, 28 de março de 2015

DESMISTIFICANDO MITOS


PARTE I

“E aquela “QUEIMAÇÃO” durante o treino...”





            É gordura seu BESTA! Hum... é mesmo? Então me explica por qual via metabólica essa gordura está sendo oxidada ou vulgarmente falando “queimada”! Vai lá “sabichão”, essa é fácil, né!? Tá, sem “apelação”, estou acostumado já com o “não sei, só sei que foi assim”, né Chicó?! Ok, sem pressa e com muita calma, vamos lá! Senta aqui no colinho do titio Fred que ele vai te explicar de um jeito “facinho, facinho” ta bom, neném!?

            Falta de oxigênio! Ué, só isso? Sim senhor, só isso! Ok, vou elaborar mais um “cadinho” pra você não ficar tristinho! Tanto aquele treino de altas repetições ou, os de baixas repetições, caso você esteja muito sedentário, ambos causarão a mesma sensação, essa “queimação” é causada pela falta de fluxo sanguíneo na região que está sendo “trabalhada”. Exemplo: Joãozinho vai executar 20 repetições na cadeira extensora, lá pela 15ª em diante começa a “queimação” na parte da frente da coxa (também conhecida como quadríceps). Nossa, como você sabe que vai começar a “queimar” nessa faixa de repetição? “Que magia é essa”? Primeiro: eu já fiz isso. Sabe aquela velha história de aprender fazendo? Pois é... E em segundo isso é explicado através do “fenômeno” chamado hipóxia (falta de oxigênio), quecostuma acontecer em exercícios com altas repetições (normalmente + que 15 repetições), mas também ocorre em alguns exercícios de alta intensidade, como por exemplo: RPM, SPINNING, etc. Isso acontece porque não está chegando sangue e, consequentemente, oxigênio suficiente para a “coxinha” do Joãozinho.

            É, gordinho, eu sei que é triste, realmente não é fácil... Mas, admito que, na realidade, é gostoso ser malvado e falar umas verdades... e confesso que eu já senti a mesma coisa que você que leu está sentindo agora. É, meu amigo, foi barra, foi f#da mesmo quando minha mãe me deu a notícia que Papai Noel não existia. Lembro-me até hoje daquele fatídico dia! Mas, assim como eu, você também vai superar essa notícia, não se abale, levanta, sacode a poeira e dê a volta por cima.




             E digo mais: vou te dar uma informação animadora, essa queimação que você e 95% dos frequentadores de academia (incluindo os “PERSONAIS”) ACHAVAM que era a gordura “queimando” (que na verdade nada mais é que falta de oxigênio), sim, essa “queimação” ajuda a OXIDAR gordura e a ganhar massa muscular também! Porém, um pouco mais de profundidade acerca dessa informação deixarei pra próxima, depois que você recuperar do baque...!


Prof. Frederico A. F. Rangel



“O segredo do sucesso é saber algo que ninguém mais sabe” (Aristóteles)


                                                                                                        Fonte das Fotos: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário